Microrrevestimento Asfáltico - MRAF
Moderna tecnologia da pavimentação asfáltica, desenvolvida e consagrada em países da Europa e nos Estados Unidos, a partir dos anos 90, tecnologia esta, oriunda das lamas asfálticas selantes, para a proteção, impermeabilização e rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste pela ação do tráfego e envelhecimento.
No Brasil, com o advento das concessões de rodovias, inicialmente no sul e sudeste do país, à partir de meados de 1995, novas tecnologias tem sido adotadas com sucesso para a conservação ou melhoramentos dos pavimentos asfálticos, através de superposição com novas camadas, objetivando a reabilitação da superfície de rolamento, implementando fatores para a segurança do tráfego.
Conheça mais sobre MRAF
A Técnica
O microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF) pode ser considerado uma evolução das lamas asfálticas. Embora tenha o mesmo princípio e concepção, emprega materiais, equipamentos e controles de alta qualidade.
Define-se o MRAF como uma mistura asfáltica a frio, composta por emulsão catiônica elastomérica e de ruptura controlada, agregados britados de alta qualidade, filer mineral, água e, se necessário aditivo químico para controle de ruptura da emulsão e fibras (aditivo de reforço mecânico), aplicada com uma consistência fluida e uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada.
A emulsão empregada no MRAF, além de conter polímeros elastoméricos (SBR ou SBS), é de ruptura controlada. O tempo de ruptura/curaé ajustado compatibilizando a composição química da emulsão, o tipo e a qualidade de filer mineral (cal hidratada ou cimento Portland) e os aditivos (se necessário) com os agregados e das condições climáticas da obra (umidade relativa e temperatura ambiente).
Principais diferenças entre técnicas de lama asfáltica e MRAF
- Exige agregados mais grossos, 100% britados e de melhor qualidade.
- Utiliza emulsão asfáltica elastométrica e de ruptura controlada.
- A cura é química e menos dependente das condições climáticas.
- A liberação ao tráfego é controlada.
- Utilizado como camada antiderrapante e de regularização para qualquer categoria de tráfego.
- Apresenta vida útil media 5-8 anos;
Interdição minimade tempo da rodovia(em media 3 horas);
- Alto rendimento na execução;
- Apresenta ótima adesão ao pavimento existente;
Campo de Aplicação
Quando a camada superficial perde as suas características originais de segurança e conforto para os usuários, mas o pavimento conserva ainda sua capacidade estrutural, é de fundamental importância deflagar, nesse momento, um programa econômico de manutenção para reduzir a evolução dos defeitos, reabilitar as condições funcionais e aumentar a vida útil da rodovia.
A experiência brasileira tem se concentrado no emprego do MRAF como:
- Camadaselante
- CamadaRejuvenescedora
- CamadaImpermeabilizante
- CamadaAntiderrapante
- Camada de nivelamento
- Camadaintermediária (SAMI)
- Regularização de acostamento
(Conforme descrito na especificação de serviço MRAF – DNTI 035/2005)
Principais Vantagens
- Durabilidade superior à da lama asfáltica convencional diante do incremento do tráfego e das ações adversas do clima.
- Boas condições de drenagem superficial.
- Aumento de aderência pneu-pavimento, em 30%.
- Maior uniformidade da superfície de rolamento, melhorando a visibilidade do usuário e dos índices de conforto e de segurança.
- Corrige defeitos superficiais de intensidade leve a moderada, por meio do preenchimento de trilhas de roda e selagem das trincas.
- Pode reduzir a espessura do revestimento asfáltico, quando empregado como camada intermediária.
- Preserva a estrutura do pavimento, em função da diminuição da entrada de água e ar no pavimento.
- Alta produtividade, rapidez na execução e liberaçãorápida dos serviços.
- Minimiza potenciais acidentes e congestionamento durante a operação.
- Excelenteadesãoaopavimento.
- Não há necessidade de elevar o nível do meio-fio ou do acostamento.
- Melhoria das condições de saúde, meio ambiente e segurança (SMS), por ser uma técnica empregada à temperatura ambiente, não conter solventes derivados do petróleo e não oferecer riscos de explosões.
- Recobrimento para pisos de concreto.
- Diminuição de reflexão de trincas do pavimento.
- Possibilidade de aplicação para recomposição e nivelamento de acostamento.
O MRAF é uma solução versátil, uma vez que pode ser aplicado tanto em vias de tráfego elevado, como em vias de tráfego local, pela facilidade de execução e custo atrativo.
Equipamento, execução e produtividade
A mistura asfáltica é realizada numa usina móvel própria e apoiada sobre um chassi de caminhão para espalhamento contínuo do MRAF. É provida de silos de agregados, filer mineral, fibras(se necessário), tanques de emulsão asfáltica, água e aditivo, dispositivo misturador, caixa de distribuição e nivelamento.
É um equipamento autopropelido produzindo um fluxo contínuo do material e com controle de nivelamento para o acabamento final da superfície aplicada.
O sistema misturador e distribuidor da usina móvel é capaz de processar de forma contínua e homogênea, espalhando a massa asfáltica sobre a superfície a ser revestida. A largura da caixa distribuidora éregulada de acordo com a faixa de rolamento.
A produtividade diária do MRAF, depende, entre outros fatores, do tipo e número de usinas móveis, da logística de abastecimento dos materiais e das condições operacionais da via. Na prática, cada conjunto de aplicação pode aplicar entre 4.000 m² e 10.000m² por dia de serviço.
Normas Técnicas
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