Microrrevestimento Asfáltico - MRAF

Moderna tecnologia da pavimentação asfáltica, desenvolvida e consagrada em países da Europa e nos Estados Unidos, a partir dos anos 90, tecnologia esta, oriunda das lamas asfálticas selantes, para a proteção, impermeabilização e rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste pela ação do tráfego e envelhecimento.

No Brasil, com o advento das concessões de rodovias, inicialmente no sul e sudeste do país, à partir de meados de 1995, novas tecnologias tem sido adotadas com sucesso para a conservação ou melhoramentos dos pavimentos asfálticos, através de superposição com novas camadas, objetivando a reabilitação da superfície de rolamento, implementando fatores para a segurança do tráfego.


Conheça mais sobre MRAF

A Técnica
O microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF) pode ser considerado uma evolução das lamas asfálticas. Embora tenha o mesmo princípio e concepção, emprega materiais, equipamentos e controles de alta qualidade. Define-se o MRAF como uma mistura asfáltica a frio, composta por emulsão catiônica elastomérica e de ruptura controlada, agregados britados de alta qualidade, filer mineral, água e, se necessário aditivo químico para controle de ruptura da emulsão e fibras (aditivo de reforço mecânico), aplicada com uma consistência fluida e uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada. A emulsão empregada no MRAF, além de conter polímeros elastoméricos (SBR ou SBS), é de ruptura controlada. O tempo de ruptura/curaé ajustado compatibilizando a composição química da emulsão, o tipo e a qualidade de filer mineral (cal hidratada ou cimento Portland) e os aditivos (se necessário) com os agregados e das condições climáticas da obra (umidade relativa e temperatura ambiente).
Principais diferenças entre técnicas de lama asfáltica e MRAF
- Exige agregados mais grossos, 100% britados e de melhor qualidade. - Utiliza emulsão asfáltica elastométrica e de ruptura controlada. - A cura é química e menos dependente das condições climáticas. - A liberação ao tráfego é controlada. - Utilizado como camada antiderrapante e de regularização para qualquer categoria de tráfego. - Apresenta vida útil media 5-8 anos; Interdição minimade tempo da rodovia(em media 3 horas); - Alto rendimento na execução; - Apresenta ótima adesão ao pavimento existente;
Campo de Aplicação
Quando a camada superficial perde as suas características originais de segurança e conforto para os usuários, mas o pavimento conserva ainda sua capacidade estrutural, é de fundamental importância deflagar, nesse momento, um programa econômico de manutenção para reduzir a evolução dos defeitos, reabilitar as condições funcionais e aumentar a vida útil da rodovia. A experiência brasileira tem se concentrado no emprego do MRAF como: - Camadaselante - CamadaRejuvenescedora - CamadaImpermeabilizante - CamadaAntiderrapante - Camada de nivelamento - Camadaintermediária (SAMI) - Regularização de acostamento (Conforme descrito na especificação de serviço MRAF – DNTI 035/2005)
Principais Vantagens
- Durabilidade superior à da lama asfáltica convencional diante do incremento do tráfego e das ações adversas do clima. - Boas condições de drenagem superficial. - Aumento de aderência pneu-pavimento, em 30%. - Maior uniformidade da superfície de rolamento, melhorando a visibilidade do usuário e dos índices de conforto e de segurança. - Corrige defeitos superficiais de intensidade leve a moderada, por meio do preenchimento de trilhas de roda e selagem das trincas. - Pode reduzir a espessura do revestimento asfáltico, quando empregado como camada intermediária. - Preserva a estrutura do pavimento, em função da diminuição da entrada de água e ar no pavimento. - Alta produtividade, rapidez na execução e liberaçãorápida dos serviços. - Minimiza potenciais acidentes e congestionamento durante a operação. - Excelenteadesãoaopavimento. - Não há necessidade de elevar o nível do meio-fio ou do acostamento. - Melhoria das condições de saúde, meio ambiente e segurança (SMS), por ser uma técnica empregada à temperatura ambiente, não conter solventes derivados do petróleo e não oferecer riscos de explosões. - Recobrimento para pisos de concreto. - Diminuição de reflexão de trincas do pavimento. - Possibilidade de aplicação para recomposição e nivelamento de acostamento. O MRAF é uma solução versátil, uma vez que pode ser aplicado tanto em vias de tráfego elevado, como em vias de tráfego local, pela facilidade de execução e custo atrativo.
Equipamento, execução e produtividade
A mistura asfáltica é realizada numa usina móvel própria e apoiada sobre um chassi de caminhão para espalhamento contínuo do MRAF. É provida de silos de agregados, filer mineral, fibras(se necessário), tanques de emulsão asfáltica, água e aditivo, dispositivo misturador, caixa de distribuição e nivelamento. É um equipamento autopropelido produzindo um fluxo contínuo do material e com controle de nivelamento para o acabamento final da superfície aplicada. O sistema misturador e distribuidor da usina móvel é capaz de processar de forma contínua e homogênea, espalhando a massa asfáltica sobre a superfície a ser revestida. A largura da caixa distribuidora éregulada de acordo com a faixa de rolamento. A produtividade diária do MRAF, depende, entre outros fatores, do tipo e número de usinas móveis, da logística de abastecimento dos materiais e das condições operacionais da via. Na prática, cada conjunto de aplicação pode aplicar entre 4.000 m² e 10.000m² por dia de serviço.
Normas Técnicas
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